Health Canada concede indicação expandida para Merit Medical's Embosphere® Microesferas para embolização da artéria prostática

SOUTH JORDAN, Utah – 15 de novembro de 2018 – A Merit Medical Systems, Inc. (NASDAQ:MMSI), fabricante e comerciante líder de dispositivos descartáveis ​​proprietários usados ​​em procedimentos intervencionistas, diagnósticos e terapêuticos, particularmente em cardiologia, radiologia, oncologia, cuidados intensivos e endoscopia, anuncia que a Health Canada concedeu um aplicativo para expandir a indicação das microesferas Embosphere para incluir procedimentos de embolização da artéria prostática (PAE) para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB) sintomática em pessoas com sintomas obstrutivos urinários refratários a medicamentos que são maus candidatos à cirurgia ou recusam a terapia cirúrgica.

A PAE é um tratamento minimamente invasivo e não cirúrgico dos sintomas do trato urinário inferior (STUI) associados à hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento da próstata. Durante o procedimento, microesferas Embosphere são utilizadas para ocluir a artéria prostática, reduzindo o volume da próstata e melhorando os sintomas dos pacientes. Além disso, vários ensaios clínicos demonstraram efeito positivo nos escores de função erétil, pico de fluxo urinário de pico e volume residual pós-miccional após o procedimento de PAE, com reduções correlacionadas nos níveis de antígeno prostático específico (PSA).

“Como um procedimento minimamente invasivo associado a um baixo risco de efeitos colaterais sexuais, a PAE surgiu como uma opção viável para o tratamento de sintomas do trato urinário inferior associados à hiperplasia prostática benigna em pacientes adequadamente selecionados. Essa aprovação oferece aos pacientes uma alternativa ao gerenciamento médico e cirúrgico farmacêutico e permite que os radiologistas intervencionistas e outros fornecedores discutam a PAE com seus pacientes”, disse Fred P. Lampropoulos, presidente e CEO da Merit.

Para apoiar ainda mais o crescimento do procedimento e o uso seguro e eficaz das microesferas Embosphere, a Merit está comprometida em fornecer aos médicos oportunidades de treinamento e educação sobre PAE. Além de simpósios e seminários oferecidos em grandes congressos médicos, a Merit também patrocina treinamentos especializados por meio de seu programa Pense PAE® de educação, bem como um centro abrangente de recursos on-line para médicos PAE, incluindo recursos de treinamento clínico e de pacientes (Mérito.com/PAE).

Liderados por professores ilustres e realizados em vários locais nos Estados Unidos durante o ano, os programas ThinkPAE apresentam uma mistura de palestras didáticas, treinamento prático e interação com colegas destinados a fornecer aos médicos interessados ​​uma compreensão completa sobre todos os aspectos do procedimento, desde a avaliação do paciente até os cuidados pós-PAE.

As microesferas Embosphere são os únicos materiais embólicos aprovados pela agência reguladora canadense para uso em procedimentos de PAE. Além da indicação expandida no Canadá, as microesferas Embosphere são aprovadas nos Estados Unidos para uso em embolização de malformações arteriovenosas, tumores hipervasculares, miomas uterinos sintomáticos e artérias da próstata para alívio de sintomas relacionados à HBP. Na União Europeia, as microesferas Embosphere são indicadas para uso na embolização hemostática e na embolização de malformações arteriovenosas, tumores hipervasculares, incluindo miomas uterinos e meningiomas, e nas artérias da próstata para alívio dos sintomas relacionados à HBP.

Fundada em 1987, a Merit Medical Systems, Inc. está envolvida no desenvolvimento, fabricação e distribuição de dispositivos médicos descartáveis ​​proprietários usados ​​em procedimentos intervencionistas, diagnósticos e terapêuticos, particularmente em cardiologia, radiologia, oncologia, cuidados intensivos e endoscopia. A Merit atende hospitais clientes em todo o mundo com uma força de vendas nacional e internacional e uma equipe de suporte clínico totalizando mais de 300 indivíduos. A Merit emprega aproximadamente 5,400 pessoas em todo o mundo com instalações em South Jordan, Utah; Pearland, Texas; Richmond, Virgínia; Malvern, Pensilvânia; Rockland, Massachusetts; San José, Califórnia; Maastricht e Venlo, Holanda; Paris, França; Galway, Irlanda; Pequim, China; Tijuana, México; Joinville, Brasil; Markham, Ontário, Canadá; Melbourne, Austrália; Tóquio, Japão; e Cingapura.